Sejam todos/as bem-vindos/as ao XIII WECSAB!
O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – o PPGESA, e o Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Campus III da UNEB em Juazeiro-BA, convidam toda a comunidade acadêmica e toda a sociedade interessada para participarem da realização do XIII Workshop Nacional e IV Internacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (XIII WECSAB), prevista para o período de 27 a 29 de novembro de 2024.
A edição XIII do WECSAB é uma edição simbólica por duas razões básicas: primeiramente porque é a 13ª edição - e todas as pessoas que no Brasil lutam por um mundo mais justo sabem o simbolismo do número 13 no bojo de nossas lutas e conquistas - e, em segundo lugar, porque esta edição coincide com o aniversário dos 10 anos do PPGESA. Oficialmente, portanto, o WECSAB tem mais tempo de vida do que o PPGESA, uma vez que conseguimos concretizar primeiramente o WECSAB, enquanto evento nacional anual e regular, sendo ele mesmo uma peça fundamental na concretização posterior do PPGESA, ajudando a pontuar a avaliação de sua proposição à CAPES, e garantir a sua aprovação em 2014. Mas o PPGESA, enquanto projeto, começou a ser elaborado e proposto no mesmo período em que se começou a organizar e a realizar o WECSAB, de modo que ambos caminham juntos, lado a lado, desde o início.
A edição XIII do WECSAB é, portanto, uma edição comemorativa aos 10 anos do PPGESA, mas, esta edição também tem a sua própria significação, relacionada exatamente aos significados do número 13, que indicam uma chance de recomeço. No mundo espiritual, na astrologia ou na numerologia, o número 13 é carregado de significados e controvérsias. Na numerologia, o número carrega a força dos algarismos 1 e 3, que não possuem energia negativa, sendo que 1 simboliza a ação e a independência, a coragem para abrir novos caminhos e iniciar projetos. No Tarot, o 13 é o número do arcano “A Morte”, que representaria a necessidade de mudanças, de sair da zona de conforto, o rompimento com tudo aquilo que está estruturado e estável. Quiçá seja esta edição parte das mudanças que almejamos para o mundo e para nós mesmxs, bem como para os modos como fazemos a experiência acadêmica e de pesquisa, possibilitando aproximações importantes entre ciência e arte, sem perder nem o rigor nem a ternura.
Nesta edição do WECSAB adotamos como tema central "10 anos do PPGESA: Desafios dos ensinos e da contextualização dos saberes na promoção das aprendizagens". Amparados neste tema disponibilizamos um leque de 10 Grupos de Trabalho (GTs), cujos temas tratam da Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido e Movimentos Sociais (01), Educação Inclusiva no contexto do Semiárido (02), Educomunicação e Tecnologias Digitais (03), Educação Ambiental, Problemáticas Socioambientais e Tecnologias de Convivência com o Semiárido (04), Políticas de Letramento, Leitura e Escrita (05), discussões de Gênero, Sexualidade, Interseccionalidades e Educação (06), Estágio Supervisionado e Formação Docente (07), Povos, Identidades, Territorialidades, Saberes Tradicionais e Educação (08), Educação Infantil e Infâncias (09) e Práticas de Curricularização da Extensão e Iniciação à Docência na Educação Básica (10).
Além disso, ainda amparada no tema central, estabelecemos uma programação cujos temas das mesas incluem a questão racial negra, a questão da laicidade e da diversidade religiosa na educação pública, os desafios dos indígenas no ensino superior e na pós-graduação, os significados da alfabetização e do letramento no território do São Francisco, o tema das ancestralidades do conhecimento: dando sentido à perspectiva histórico-crítica na contextualização dos saberes escolares, e ainda uma mesa dedicada às experiências de intercâmbio e extensão no mundo, sobre o protagonismo estudantil em projetos de Aprendizagem Solidária, com alunos brasileiros e italianos, intercambistas entre a UNEB e a Universidade de Pádua.
De modo inovador, o XIII WECSAB será realizado em articulação com o VIII Salão de Artes Universitário Regional do DCH III, que proporcionará espaços de expressão artística durante o dia, intercalando as mesas e discussões, e durante a noite, com apresentações culturais, particularmente de literatura e música. Assim, almejamos que o XIII WECSAB seja um acontecimento novo, alegre, diverso e rico de experiências de ciência e arte, demarcando uma possibilidade concreta de mudança em sua realização.
Josemar da Silva Martins (Pinzoh)
Coordenador do XIII WECSAB